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Uma cultura de confiabilidade: como se livrar de avarias regulares de equipamentos e economizar milhões

Artigo técnico elaborado por especialistas da Desnol Soft (Centro de Especialização em MRO, Rússia)

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Imagine: uma bomba de alta pressão em uma área-chave da produção falha. Toda a linha para, as unidades adjacentes ficam ociosas, a cada hora de inatividade – perdas de centenas de milhares de reais. Engenheiros em pânico estão procurando a causa, encomendando peças de reposição, mudando horários. Mas tudo isso poderia ter sido evitado. Tais falhas não são acidentais. Isso é um sinal: a empresa não tem uma cultura construída de confiabilidade.

A confiabilidade do equipamento de produção não é apenas um parâmetro técnico. Esta é a base para a eficiência, sustentabilidade, competitividade e lucratividade de todo o empreendimento. No entanto, muitas empresas continuam enfrentando acidentes, paradas e operação no modo de eterno “combate a incêndios”.

Por que isso acontece?

Muitas vezes, o problema não é o orçamento ou a tecnologia. Tudo se resume à confiabilidade. Enquanto a empresa acreditar que a confiabilidade é uma questão exclusiva do serviço de reparo, as falhas serão repetidas. Somente quando cada funcionário, desde o gerente de topo até o operador, entender seu papel em garantir a operação estável do equipamento, poderemos falar sobre uma verdadeira cultura de confiabilidade.

Por exemplo, em uma das instalações de produção, os capatazes começaram a registrar os menores desvios na operação do equipamento diariamente e transferi-los para o gerente de turno. Demorou 10 minutos por dia, mas depois de seis meses, o número de avarias de emergência foi reduzido pela metade. A confiabilidade não começa com o aumento do orçamento, mas com a atenção aos detalhes e uma abordagem geral dentro da empresa.

Como resolver esses problemas?

Cada vez mais empresas russas entendem a importância de melhorar a confiabilidade da empresa. Mas, na maioria das vezes, as empresas procuram uma solução técnica: implementar software, digitalizar processos. Mas, no futuro, apenas uma abordagem integrada funciona e leva em consideração não apenas tecnologias e processos, mas também pessoas. Afinal, antes de tudo, a confiabilidade é formada por pessoas.

É essa abordagem, que leva em consideração todos os 3 fatores – pessoas, processos, tecnologias, que está no centro do trabalho dos especialistas da Desnol. Com base nesse princípio, construímos um trabalho com os clientes e ajudamos a passar de reparos de emergência para uma cultura de confiabilidade.

O que é uma cultura de confiabilidade?

A resposta pode ser encontrada no livro “Manutenção e Confiabilidade: Melhores Práticas” do renomado especialista internacional em confiabilidade e manutenção Ramesh Gulati, onde ele se concentra na construção de uma cultura de confiabilidade.

Uma cultura de confiabilidade é, antes de tudo, uma certa forma de pensar e se comportar, quando cada funcionário, de um mecânico a um diretor, entende que suas ações afetam o desempenho do equipamento e faz de tudo para evitar falhas.

“Se os funcionários não estiverem envolvidos, não importa quantas atividades e mapas tecnológicos desenvolvamos, eles não serão usados e não aumentarão a eficiência do trabalho” – Evgeny Kidalov – Especialista líder na área de melhoria da confiabilidade do equipamento no Centro de Especialização em MRO da Desnola.

Como saber se uma empresa tem uma cultura de confiabilidade? Ramesh Gulati identifica vários sinais:

  • Os ativos estão sempre disponíveis e funcionam de forma confiável exatamente quando você precisa deles.
  • Todos os equipamentos atendem aos padrões técnicos e requisitos de projeto.
  • Os custos de manutenção são justificados e otimizados, não há pagamentos em excesso para reparos desnecessários.
  • Os riscos são monitorados e proativos, e os acidentes estão se tornando uma rara exceção.
Ferramentas para uma cultura de fiabilidade: RCM

Uma cultura de confiabilidade não é possível sem métodos modernos de manutenção. Um dos principais é o serviço focado na confiabilidade, ou RCM.

A Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM) é uma abordagem em que a equipe define um conjunto mínimo de ações de manutenção para evitar uma avaria.

Na abordagem RCM, o contexto de produção é importante. Tudo o que envolve e afeta o funcionamento do equipamento é levado em consideração: quais tarefas ele executa, com que frequência e em que condições é operado, quais consequências sua falha pode causar para a produção e quanto custa mantê-lo ou repará-lo.

Com base no contexto, a empresa determina a forma mais economicamente viável de manter o equipamento. Em cada empresa, essa será uma combinação individual de três políticas básicas de gerenciamento de falhas:

  • reativo – reparo após uma avaria;
  • preventiva — manutenção programada;
  • preditivo — manutenção baseada no monitoramento da condição do equipamento.
Por que uma estratégia de reparo universal é um mito

A mesma bomba no sistema de refrigeração pode ser fundamental na produção química e sua falha interromperá toda a linha, e em outra oficina – uma bomba de backup, que é conectada uma vez por mês. A abordagem para atendê-los será diferente porque o contexto – funções, condições e consequências do fracasso – são completamente diferentes.

Na Desnol, usamos o RCM com nossos clientes como base para moldar estratégias de serviço. Em vez de instruções universais, há uma análise de contexto, criticidade e riscos. Isso permite que você evite manutenção excessiva e se concentre nos ativos que realmente importam.

A RCM ajuda as empresas a não extinguir incêndios, mas a gerenciar falhas com competência:

“Existem obras que, de acordo com a lei, devem ser realizadas em estrita conformidade com o cronograma. Existem riscos que precisam ser analisados e a estratégia de resposta correta deve ser atribuída a eles: de acordo com o calendário, ou com base no tempo de operação, ou com base em diagnósticos. E há equipamentos que são mais econômicos para atender até a falha.” Denis Trufakin – Diretor do Centro de Especialização em MRO.

O conceito RCM permite:

  • Identifique equipamentos críticos e entenda exatamente como eles podem falhar.
  • Identifique as medidas de manutenção que são realmente necessárias, evitando custos desnecessários.
  • Concentre esforços e recursos nos elementos mais importantes e críticos do equipamento.
Como funciona na prática: estudo de caso

Na empresa, especialistas analisaram a condição de cada máquina na linha de produção, sua carga e a probabilidade de falha. Descobriu-se que, em vez das inspeções periódicas padrão de todas as máquinas, uma recomendava uma verificação semanal da condição, outra uma troca mensal de óleo e a terceira apenas monitoramento periódico de vibração e temperatura. Essa abordagem ajuda a reduzir significativamente os custos e evitar avarias inesperadas.

Outro exemplo dos resultados da implementação do RCM em uma empresa petrolífera:
“Com base nos resultados da análise do RCM, redesenhamos seções individuais. Em algum lugar eles adicionaram trabalho programado e em algum lugar mudaram para manutenção de acordo com a condição real. Isso possibilitou minimizar grandes falhas” Artur Cherekhovich, – Chefe do Departamento de Segurança e Eficiência dos Processos de Produção, Irkutsk Oil Company.

Além disso, a abordagem RCM ajudou a formar requisitos razoáveis para estoque de segurança e uma lista de peças de reposição que deveriam estar sempre disponíveis. Isso permitiu que a empresa minimizasse as principais falhas e melhorasse a capacidade de controle da manutenção. Saiba Mais Aqui.

Como incorporar uma cultura de confiabilidade em sua empresa

Uma cultura de confiabilidade ajuda as empresas a operar de forma mais sustentável. As empresas que dependem da proatividade têm menos probabilidade de sofrer acidentes, gastar menos em reparos urgentes e concluir as tarefas de produção mais rapidamente. Esta é a forma de reduzir o tempo de inatividade, aumentar o OEE e, em última análise, o dinheiro que fica na empresa, e não vai para reparações não programadas.

As principais etapas que ajudarão você a construir uma forte cultura de confiabilidade são:

1. Obtenha suporte de gerenciamento

Comece explicando à alta administração a importância de uma cultura de confiabilidade e seu impacto nos resultados financeiros da empresa.

2. Diagnostique os processos atuais

Analise os processos de manutenção existentes, identifique os pontos fracos e forme um plano de ação claro.

3. Organize treinamento regular de funcionários

Eduque os funcionários sobre os princípios de confiabilidade, manutenção preventiva e preditiva e explique a importância do papel de todos nesses processos.

4. Implemente um sistema de monitoramento e análise de dados

Garantir o monitoramento regular da condição do equipamento implementando tecnologias modernas de diagnóstico e análise.

5. Crie um sistema de recompensa

Recompense os funcionários por contribuírem para melhorar a confiabilidade do equipamento e participarem ativamente na identificação e correção de problemas.

Confiabilidade é a base

Hoje, muitas empresas estão investindo em tecnologia, treinamento e padrões. Mas sem uma transformação profunda da abordagem, esses são apenas remendos para problemas crônicos. Uma cultura de confiabilidade não é uma palavra da moda, mas a base sobre a qual a sustentabilidade empresarial é construída.

“A confiabilidade não é apenas um método, é uma cultura. Para implementá-lo, é necessário não apenas entender os métodos RCM e as ferramentas de otimização de MRO, mas também ter especialistas qualificados que sejam capazes de aplicá-los” Denis Trufakin – Diretor do Centro de Especialização em MRO.

Até a próxima!

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